Última atualização em 26 de março de 2019
Medal of Honor: Frontline acontece durante os eventos do primeiro do primeiro jogo da franquia para PlayStation e narra a jornada de Patterson enquanto ele atravessa a Europa na Alemanha Nazista durante a Segunda Guerra Mundial.
Os jogadores assumem o controle de Patterson em uma perspectiva em primeira pessoa, onde lutam através das fases estabelecidas durante a Segunda Guerra Mundial contra a Wehrmacht usando armas históricas da época e realizando uma série de operações militares. Briefings ocorrem no início de cada missão, que avançam o enredo e introduzem novos personagens. Cada missão é estruturada através de várias fases lineares, cada uma com diferentes locais, níveis de ação e estilos de jogo.
O personagem é encarregado de objetivos durante as fases que variam de infiltração, espionagem, resgate e reconhecimento. Por causa da variedade entre missões e locais, a jogabilidade também muda de ritmo. Enquanto muitas missões envolvem ataques aliados a alvos alemães, outras incluem elementos de furtividade e exploração. Por exemplo, uma seleção de missões faz com que o jogador se separe de um ataque aliado para se infiltrar em um submarino alemão para chegar a uma instalação secreta, enquanto outra tem um encontro em um quartel-general alemão para resgatar um agente. Muitas missões são realizadas de modo solo, mas às vezes incluem um companheiro controlado pela IA para ajudar.