Última atualização em 16 de maio de 2021
Assim como os jogos anteriores da série, Rising Sun é definido durante a Segunda Guerra Mundial, porém, pela primeira vez a série aborda a Guerra do Pacífico contra o Império do Japão. O início do enredo tem como base o ataque japonês a base estadunidense de Pearl Harbor, no Havaí. O game apresenta muitas armas usadas no Pacífico. As armas americanas são usadas principalmente na primeira metade do jogo. Nos últimas missões, no entanto, as armas japonesas se tornam disponíveis. A premiada trilha sonora de Rising Sun foi orquestrada por Christopher Lennertz.
No modo solo, o jogador assume o papel de Joseph Griffin do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos no Pacífico, sobrevivendo ao infame ataque japonês a Pearl Harbor, destruindo uma ponte em Calumpit durante o cerco as Filipinas e lutando nas selvas de Guadalcanal. Mais tarde, Griffin é transferido para o Escritório de Serviços Estratégicos (OSS) e posto em ação no sudeste da Ásia, com missões em lugares como Singapura, Birmânia e Tailândia. Seus objetivos sempre o colocam atrás das linhas inimigas e geralmente exigem o jogador conclua tarefas como desativar a artilharia, infiltrar-se em uma reunião secreta de líderes do Eixo e até mesmo afundar um porta-aviões japonês.
Medal of Honor: Rising Sun possui dois modos multiplayer; Deathmatch: um modo onde é um contra todos, e Team Deathmatch, no qual o jogador pode escolher times. O jogo também tem uma campanha para dois jogadores que segue o mesmo enredo da campanha principal e permite que o jogador dê respawn se o outro jogador ainda estiver vivo. No entanto, faltam muitas coisas da campanha principal, incluindo a ferramenta de entrincheiramento, o facão e a maioria de seus companheiros de equipe. O modo multiplayer offline também está disponível, onde até quatro pessoas podem jogar umas contra as outras e ao lado de bots.