Última atualização em 19 de setembro de 2016
Pokemon GO é um jogo free-to-play de realidade aumentada voltado para smartphones. Utilizando a câmera de um smartphone, mapas e a localização GPS do jogador, o jogo coloca os Pokémons no mundo real a partir da tecnologia de realidade virtual. A proposta é fazer com que o jogador explore as regiões de seu próprio mundo com objetivo de completar a Pokédex e vencer os estágios. O jogo utiliza uma mecânica semelhante ao do jogo Ingress, também desenvolvido pela Niantic Inc.
Conforme o jogador anda pela cidade, vários Pokémons selvagens podem aparecer no mapa, dependendo do tipo de região em que se encontra. Com isso, ao estar próximo a uma praia ou rio, por exemplo, será mais fácil encontrar Pokémon do tipo água. Ao encontrar um Pokémon, entra-se no modo de captura no qual é necessário mirar precisamente o Pokémon e arremessar a Pokébola. O Pokémon pode tentar desviar ou rebater a Pokébola, sendo necessário ter precisão ao movimentar o celular. Neste modo, o jogador pode optar por capturar num cenário virtual semelhante aos jogos tradicionais de Pokémon ou ativar o modo câmera, que substitui o cenário 3D do jogo pelo cenário do mundo real, ou seja, o lugar exato quê o usuário está, mostrando o Pokémon na sua frente, através do seu celular.
O cenário do mundo real pode ser substituído por um cenário virtual a qualquer momento, capturando os Pokémons e realizando missões, como, por exemplo, evoluir o seu personagem ao andar 100 km. Quanto maior o nível do personagem do jogador, mais fácil será para achar Pokémons mais fortes. Assim como nos jogos oficiais da série, também se pode encontrar estágios. Ao encontrar um estágio, o jogador é obrigado a escolher um time: Vermelho, Azul ou Amarelo, cada qual representando a cor de uma das três aves lendárias: Moltres, Articuno e Zapdos. Se este ginásio for do mesmo time que o do usuário, ele pode treinar nele e evoluir seus Pokémons. Caso tenha encontrado um ginásio inimigo, então irá batalhar com todos os membros e, caso ganhe, poderá tomar este ginásio para o time ao qual pertence, tornando-se o dono dele. Caso os itens acabem e não haja uma PokéStop (termo utilizado no jogo para designar os pontos onde o jogador pode conseguir itens como poções, incensos, ovos ou até mesmo Pokémon) por perto, o usuário pode optar por comprar itens na loja do jogo.