Última atualização em 15 de outubro de 2016
Em Middle-earth: Shadow of Mordor o jogador assume o papel de Talion, um Cavaleiro do Portão Negro que está protegendo Mordor, há séculos pacífico. Em um piscar de olhos, você perde tudo: seus amigos, sua família e até mesmo a sua própria vida. Ressuscitado por um espírito vingativo, agora você deve embarcar em uma vendeta contra aqueles que o maltrataram. Lute em Mordor e descubra a verdade sobre o espírito que lhe induz, descubra as origens dos Anéis de Poder, construa sua própria lenda e finalmente enfrente o mal de Sauron nessa nova narrativa da Terra-média.
Shadow of Mordor introduz o jogador a um vasto mundo aberto para ser explorado. Além das missões principais, o jogador tem a liberdade de concluir as inúmeras missões secundárias que o game disponibiliza. Os inimigos interagem com o personagem da mesma maneira que Talion o faz; por exemplo: um Uruk que foi jogado ao fogo por Tailon pode querer se vingar dele por ter sido desfigurado. O jogo combina elementos da série Assassin's Creed em termos de circular livremente pelo mundo, e da franquia Batman: Arkham em termos do sistema de combate com combinações complexas de movimentos ofensivos e defensivos e finalizadores.
Talion pode melhorar suas habilidades subindo de nível através de duas árvores de habilidades distintas. Habilidades de Ranger favorece a furtividade do protagonista, dando-lhe a capacidade de mover-se silenciosamente pelos ambientes sem chamar a atenção, enquanto habilidades Wraith permitem que o personagem manipule os inimigos e fazê-los lutar contra outros capitães ou assassinar seus líderes. A trilha sonora do game foi composta por Garry Schyman e Nathan Grigg, e lançada digitalmente pela WaterTower Music.