Última atualização em 14 de maio de 2016
DOOM retorna como uma experiência de FPS dos dias modernos, desafiadora e brutalmente divertida. Demônios implacáveis, armas inacreditavelmente destrutivas e movimentos rápidos e fluidos fornecem as bases para um combate intenso. Como de praxe, o jogo apresenta um grande arsenal de armas que podem ser coletadas e trocadas livremente pelo jogador ao longo do jogo. Armas como a super espingarda e BFG 9000 retornam. Além disso, armas brancas, como a motosserra, que podem cortar inimigos ao meio, também são destaque.
Muitos inimigos dos jogos originais, como o Revenant, Mancubus e Cyberdemon foram redesenhados para o novo DOOM. Como o sistema de combate coloca ênfase na movimentação e velocidade, o jogo permite aos jogadores executar movimentos como arrancada e salto duplo. O sistema de combate conhecido como "push forward combat" desencoraja os jogadores de se esconder atrás de obstáculos ou descansar para recuperar a saúde, fazendo-os recolher pick-ups de saúde e armaduras espalhados pelas fases, ou matar inimigos para recuperar a energia.
Uma nova mecânica introduzida em DOOM é o sistema de execução corpo a corpo, semelhante PWAD Brutal Doom, onde o jogo destaca um inimigo muito ferido permitindo ao jogador executá-lo de forma brutal. Além do multiplayer com modos clássicos e algumas novidades, o game apresenta o SnapMap, um editor de jogos e fases que permite experiências de jogabilidade ilimitadas em cada plataforma. Sem qualquer experiência prévia ou conhecimento especial, qualquer jogador pode se unir de modo rápido e fácil e personalizar mapas visualmente, adicionar jogabilidades predefinidas ou totalmente personalizadas, além de editar a lógica do jogo para criar novos modos.