Última atualização em 7 de março de 2016
A ação de Just Cause 3 decorre vários anos depois do segundo jogo. Rico Rodriguez, regressa à sua terra natal, o arquipélago de Medici no Mar Mediterrâneo, para combater contra o brutal ditador General Di Ravello e o seu regime opressivo. O tamanho do mapa do jogo é relativamente igual ao de Just Cause 2, com cerca de 400 milhas quadradas dividido em três partes, disponíveis logo desde o inicio. O terreno volumétrico foi aumentado para permitir maior verticalidade - como resultado, é agora possível explorar cavernas subterrâneas e escalar edifícios mais efetivamente e de um modo mais realista.
As características icônicas de Just Cause 2, com o gancho e o paraquedas, regressam neste jogo, mas com melhorias nas mecânicas. O foco no caos e nas físicas exageradas também estão presentes. O novo wingsuit, que está sempre equipado, permite aos jogadores planar por todo o mundo de uma maneira mais rápida. Outras mecânicas foram igualmente melhoradas e atualizadas. Rico tem agora a habilidade de atacar e juntar vários objetos ao mesmo tempo com o seu gancho, enquanto que o paraquedas é agora mais estável dando a possibilidade de disparar no ar.
Os jogadores podem conquistar bases militares hostis e cidades, que atuam depois como localizações de viagens rápidas. Tudo no jogo, incluindo estruturas como pontes e estátuas, podem ser destruídos de várias maneiras. Apesar do multiplayer de Just Cause 2 ter sido bem recebido pelos jogadores, Just Cause 3 tem apenas um multiplayer assíncrono, com desafios e tabelas de pontuações, em vez de modos cooperativos e competitivos. O mundo é composto por cinco biomas, cada um com as suas paisagens e pontos de referencia.