Última atualização em 10 de abril de 2016
Need for Speed Carbon se passa na cidade fictícia de Palmont. Há três grandes cânions em Palmont: East, West e Carbon Canyon. A fronteira sudoeste da cidade apresenta uma costa do mar, e algumas áreas inclui vários rios e um lago. Os jogadores podem escolher entre vários carros licenciados divididos em três classes: Tuners, Muscles e Exotics. Cada carro tem sua própria característica: Tuners são bons na manipulação e curvas apertadas; Exotics podem acelerar a velocidade final muito elevada; e os Muscles podem acelerar rápido em um curto espaço de tempo. No modo Career, você deve escolher uma classe no início, mas isso não limita suas aquisições futuras.
A jogabilidade é similar ao de Most Wanted e Underground 2, mas com base em equipes de corrida de rua em vez de apenas indivíduos. Cada corredor tem duas habilidades de corrida, como encontrar pistas e atalhos escondidos, por exemplo. A principal novidade fica por conta dos rachas disputados no cânion, uma profunda ravina formada entre escarpas ou falésias e é a paisagem mais frequentemente esculpida pela atividade erosiva de um rio em escalas de tempo geológicas. Os jogadores devem ter cuidado para não cair no penhasco, resultando em falha na corrida. Alguns rachas têm guardrails destrutíveis, e algumas têm paredes sólidas.
Need for Speed Carbon apresenta uma nova opção de personalização de carro chamado "Autosculpt", ferramenta que lhe dá o poder de desenhar, montar ou correr com seu carro dos sonhos, já que lhe permite um amplo leque de possibilidades de customização. Na versão para os portáteis e para o Zeebo, que foi nomeada Need For Speed Carbon: Own The City, o jogo sofreu diversas alterações no enredo, na jogabilidade, nas habilidades dos companheiros de equipe e na localização da narrativa.