Última atualização em 26 de agosto de 2015
Nas montanhas longínquas do Colorado, horrores estão a sua espera no Asilo de Mount Massive. O asilo, uma antiga instituição para doentes mentais e que foi reaberta recentemente pelo ramo de “pesquisa e caridade” da multinacional Murkoff Corporation, tem funcionado em segredo absoluto… até agora. Após receber uma dica de uma fonte anônima, o jornalista independente Miles Upshur força a entrada na instalação, e aquilo que descobre encontra-se na fronteira aterradora entre a ciência e a religião, entre a natureza e algo completamente diferente. Uma vez no interior, a sua única esperança de fuga encontra-se na terrível verdade ocultada no coração de Mount Massive.
Outlast é um jogo de survival horror em primeira pessoa. O personagem principal, Miles Upshur, é incapaz de combater, com exceção de certas partes do jogo em que ele empurra os inimigos. Para navegar no ambiente, o personagem é capaz de subir para bordas, saltar sobre obstáculos baixos, rastejar e escorregar em aberturas estreitas. Os inimigos são incapazes de fazer qualquer dessas manobras, exceto saltar sobre obstáculos baixos, o que dá ao jogador uma certa vantagem. Além disso, o jogador sobrevive fugindo dos inimigos, escondendo dentro de armários ou debaixo das camas, embora certos inimigos podem procurar nestes locais e tentar localizar o jogador por um curto período de tempo antes de prosseguir.
Como grande parte do hospício é escuro, o jogador deve usar a câmera de vídeo de Miles para ver, graças à sua função de visão noturna. Usando a visão noturna há o consumo de baterias, as quais estão espalhados por todo o ambiente. Quando ferido, Upshur deve evitar tomar qualquer dano por um tempo, o que permitirá que ele se recupere.