Última atualização em 16 de outubro de 2017
A história de Resident Evil 2 se passa dois meses após os eventos do primeiro jogo. Ele é ambientado em Raccoon City, uma cidade americana cujos moradores foram transformados em zumbis pelo T-Vírus, uma arma biológica desenvolvida pela empresa farmacêutica Umbrella Corporation. Em sua fuga da cidade, os dois protagonistas, Leon S. Kennedy e Claire Redfield, encontram-se com outros sobreviventes e são confrontados por William Birkin, o criador de um vírus ainda mais poderoso chamado de G-Vírus, que ele injetou em si mesmo.
Resident Evil 2 apresenta as mesmas mecânicas básicas de seu jogo antecessor. O jogador explora uma cidade fictícia enquanto resolve quebra-cabeças e luta contra monstros. Os dois protagonistas podem se equipar com armas de fogo, mas a munição é limitada, adicionando um elemento tático para o uso delas. A principal diferença do jogo com seu antecessor é o "Sistema Zapping", que fornece a cada personagem história e obstáculos únicos.
Na tela de status, é possível verificar a condição dos personagens, usar itens medicinais para curar os ferimentos e equipar armas. Os jogadores podem carregar um número limitado de itens e devem armazenar os outros em caixas colocadas em todo o mundo do jogo, onde podem ser recuperados posteriormente. Cada protagonista é acompanhado por um parceiro de suporte durante o curso da história. Eles seguem o jogador em algumas cenas e ocasionalmente se tornam jogáveis. Certos lugares possuem máquinas de escrever que podem ser usadas para salvar o jogo. No entanto, esta ação é limitada ao número de fitas de tinta encontradas pelo cenário.