Última atualização em 22 de setembro de 2020
A história de Silent Hill 2 é centrada em James Sunderland, cuja vida é destruída quando sua jovem esposa Mary sofre uma morte trágica. Três anos depois, chega uma misteriosa carta de sua falecida esposa informando que está a sua espera em um lugar especial. James decide honrar o pedido da carta, perguntando-se se isso é uma piada de mau gosto ou se há algo mais. Quando James chega aos arredores de Silent Hill, descobre que a estrada está bloqueada e estaciona em um banheiro abandonado. Mal ele percebe que esse é o primeiro passo em direção ao mistério de Silent Hill e seu próprio passado.
A jogabilidade em Silent Hill 2 é quase idêntica à do primeiro jogo, que inclui explorar Silent Hill com uma lanterna e rádio, enquanto derrota monstros e resolve quebra-cabeças ao longo do caminho. Muitos ambientes são escuros e a lanterna costuma ser a única fonte de luz. O rádio que James recebe detecta monstros quando eles estão próximos, emitindo estática e notificando o jogador de sua presença. James encontrará muitos itens úteis em sua jornada e, sem coletar itens específicos, o jogador não poderá progredir no jogo. Os controles de tanque do primeiro jogo são opcionais em Silent Hill 2, e o jogador pode escolher seu esquema de controle preferido. Outra adição é a capacidade de James poder bloquear ataques, mesmo como uma arma como a pistola. No entanto, bloquear um ataque requer sincronia de tempo.
Como o protagonista do primeiro jogo, James não é muito habilidoso em combate; ele pode lutar com armas brancas básicas ou armas de fogo com munição escassa. A maioria dos quebra-cabeças é baseada em lógica e geralmente tem o formato de charadas, embora existam também algumas tarefas simples baseadas em inventário. Há um total de seis armas disponíveis, três armas brancas e três armas de fogo, e outras duas secretas que são desbloqueadas ao completar o jogo uma vez. O nível de dificuldade pode ser ajustado separadamente para combate e quebra-cabeças. Uma versão mais definitiva do jogo foi relançada com novos recursos no PlayStation 2 (versão Director's Cut) e portada para PC e Xbox. Ele apresenta um final adicional, um novo cenário chamado Born from a Wish, melhores gráficos e efeitos de iluminação e, exclusivo para a versão para PC, a capacidade de salvar em qualquer lugar, trocar armas sem abrir o menu e uma galeria de filmes. Essa versão foi lançada mais tarde para PS3 e X360.