Última atualização em 9 de novembro de 2019
Em Split/Second, os jogadores participam de um programa fictício de realidade virtual, onde os participantes disputam dinheiro e glória. Durante uma corrida, os jogadores podem construir seu medidor "power play" realizando acrobacias, como saltos e ultrapassagens no ar, e dirigindo com precisão, como desviar-se de obstáculos. À medida que o jogador aumenta seu medidor, eventos especiais podem ser acionados, o que cria obstáculos para outros jogadores, abre atalhos ou altera uma seção inteira do percurso da corrida. Esses gatilhos também são ativados pelos oponentes controlados pela inteligência artificial. Muitas vezes o próprio jogador acaba se envolvendo no acidente que provocou.
Se uma seção da barra estiver preenchida, o jogador verá um ícone acima dos carros à frente, assim que estiver ao alcance de uma jogada de power play. Essas jogadas são, por exemplo, um helicóptero que deixa cair barris explosivos ou um carro estacionado equipado para explodir, mas também eventos maiores, como uma ponte de trem que arde em chamas ou um navio inteiro deslizando para o lado. A severidade dos eventos disponíveis para disparar varia dependendo de quão cheio está o medidor do jogador. Os eventos de nível 1 ficam disponíveis quando um dos três segmentos da barra está cheio e os eventos de nível 2 só podem ser acionados em uma barra completa. A ativação de um power play de nível 2 resulta em uma mudança de faixa. Depois que o navio explode, a rota normal é bloqueada pelo fogo, de modo que os motoristas precisam usar o convés do navio como uma rota alternativa. Muitas vezes, também existem atalhos na pista que são abertos ao se gastar um power play de nível 1 que se fecham alguns segundos depois, esmagando qualquer um que seguir o jogador (ou quem o abriu).
Além das corridas normais, o jogo apresenta vários outros modos de jogo, como Destruction, no qual o jogador deve chegar à linha de chegada o mais rápido possível, enquanto todo os power play na pista são acionados automaticamente. O modo Air Strike, por outro lado, exige que o jogador desvie de mísseis disparados por um helicóptero voando adiante. O modo Air Revenge leva isso ainda mais longe, permitindo que o jogador retorne esses mísseis à sua origem. Também existem eventos de Time Trial (contra o relógio), e Elimination, onde o último piloto do grupo é eliminado da corrida após intervalos de tempo definidos. Durante o curso da campanha, o jogador ganha créditos dependendo do local em que terminou um evento. Ao ganhar créditos, o jogador desbloqueia automaticamente o acesso ao evento final de cada episódio, uma corrida de elite e carros novos. Além disso, o jogador desbloqueia decalques especiais fazendo coisas loucas, como vencer uma corrida por uma fração de segundo. Cada episódio também apresenta um evento de bônus que precisa ser desbloqueado. Em todas as plataformas, o jogo apresenta um modo de tela dividida para dois jogadores, além de um multiplayer online para até oito jogadores, com três modos de jogo diferentes disponíveis.