Última atualização em 19 de fevereiro de 2017
The Witcher 3: Wild Hunt conclui a história de Geralt de Rívia, o protagonista da série, cuja a história foi contada nos títulos e livros da série cronologicamente anteriores. Continuando a partir de The Witcher 2, Geralt embarca numa nova missão pessoal enquanto a ordem mundial está em mudança. A nova missão de Geralt acontece em tempos negros em que um misterioso exército conhecido como Wild Hunt invade os Reinos do Norte, deixando apenas sangue e ruína; parece que o Witcher é a chave para os parar.
Apesar de ser similar aos outros jogos da série, Wild Hunt melhorou em diversos aspectos. O combate desenrola-se num sistema RPG de ação combinado com o uso de magias. O sistema de combate foi completamente renovado. Wild Hunt introduz novas mecânicas como o “sentido-witcher”, combate no cavalo, nadar debaixo de água e o uso de uma besta. Adicionalmente, Geralt pode agora saltar, trepar e saltar sobre objetos. As mecânicas de escalada foram descritas como sendo "não tão iguais" a Assassin's Creed, porém mais "similar ao que temos em Uncharted."
The Witcher 3: Wild Hunt tem um sistema dia-e-noite dinâmico, inteligência artificial realista e um ambiente sensível. O ciclo dia-e-noite influencia alguns monstros e os seus poderes, similar à forma como um lobisomem ganha os seus poderes apenas quando está noite de lua cheia. A barba do personagem Geralt irá crescer à medida que ele vai viajando entre regiões. O cenário é 30 vezes maior que os jogos anteriores Witcher, fazendo com que os jogadores tenham que usar barcos e cavalos para algumas localizações. No entanto, está disponível viagens rápidas para locais já conhecidos.