Última atualização em 26 de março de 2016
Depois de uma pandemia devastadora que varreu a cidade de Nova Iorque, os serviços básicos começam a falhar um por um, e sem acesso a água ou comida, a cidade começa a entrar no caos. Como último recurso, uma unidade classificada de agentes táticos de apoio, conhecida como The Division, é ativada. Levando uma vida aparentemente normal entre nós, os agentes desta divisão estão treinados para trabalhar quando tudo em volta falha, independentemente de qualquer comando ou chefia. Lutando para prevenir a queda da sociedade e ordenar novamente a cidade, os agentes irão dar por si dentro de uma conspiração internacional, forçados assim a combater não apenas um vírus criado pelo homem, mas também as ameaças daqueles que o soltaram. Quando tudo entra em colapso, a missão da Division começa.
Tom Clancy's The Division é inspirado na Operação Inverno Escuro e Directiva 51, eventos do mundo real, que "revelaram como vulneráveis nós nos tornamos", a sociedade tornou-se "frágil" e "complexa". As mecânicas centrais de The Division são muito similares a outros jogos do gênero, no qual o jogador pode ter três armas, explosivos e minas. Além de repor a ordem, a missão do jogador é investigar a fonte de um vírus. À medida que vão progredindo, os jogadores tem de formar parcerias com outros agentes da Division. Os jogadores podem procurar cobertura atrás de objetos durante os tiroteios, para evitar fogo inimigo e ganhar vantagem tática.
Pontos de experiência são adquiridos, que podem ser usados para personalizar o seu personagem, a mochila, aumentar o nível das armas e equipamento e aprender novas habilidades e talentos. O jogo tem um sistema de tempo e de condições meteorológicas dinâmicos, que os jogadores podem usar como vantagem estratégica. A hora do dia e o tempo influenciam os civis e a vida selvagem, sendo que jogar uma missão durante o dia é diferente se jogada durante as horas da noite.