Última atualização em 4 de maio de 2022
Guitar Hero Encore: Rocks the 80s é um título incremental da série Guitar Hero, usando os recursos e jogabilidade de Guitar Hero II, mas com um lote de músicas completamente novo. Como implícito no título, o tema do jogo são os anos 80, refletidos pelos personagens e suas roupas, os locais e, claro, as próprias músicas. É o último título da série desenvolvida pelos criadores originais (Harmonix Music Systems).
A mecânica do jogo é quase idêntica à de seu antecessor. As principais diferenças são principalmente estéticas. Os jogadores usam um controle em forma de guitarra (adquirido separadamente) para simular a reprodução de rock tocando notas enquanto rolam em direção ao jogador. No modo carreira, o jogador percorre um setlist desbloqueando músicas cada vez mais difíceis, divididas em 4 níveis de dificuldades principais. Com um bom desempenho, novas músicas e locais ficam disponíveis. Bandas notáveis nesta edição incluem A Flock of Seagulls, The Police, Iron Maiden, Judas Priest, Asia, Dio e Anthrax. Ao contrário dos jogos anteriores, não há faixas bônus em Guitar Hero Encore: Rocks the 80s.
Seis personagens de jogos anteriores da série Guitar Hero (Johnny Napalm, Judy Nails, Izzy Sparks, Pandora, Axel Steel e Grim Ripper) retornam com designs influenciados por estilos da década de 1980. Os locais de Guitar Hero II, com exceção do RedOctane Club e Stonehenge, que não aparecem, e o Vans Warped Tour, que foi renomeado como Rock For Safety Tour, foram redesenhados com uma influência dos anos 80. Os modos multiplayer incluem Co-op, Face-off e Pro Face-off, idênticos ao jogo anterior.