Última atualização em 1 de março de 2020
Tendo como pano fundo os acontecimentos históricos, Shadow of Rome mistura personagens reais e fictícios. A trama conta os dias que se sucedem à morte de Júlio César, líder do Império Romano. Um de seus fiéis escudeiros, Vipsanius, é o principal suspeito pela morte de César. O fato causa estranheza a Octavianus, confiante da lealdade de Vipsanius. Octavianus é amigo de Agrippa, filho do suspeito. Decididos a provar sua inocência, a dupla de amigos mergulha nessa trama de intrigas pelo poder e no coração do perigo, na tentativa de provar a inocência de Vipsanius.
Durante o combate, o personagem do jogador é Agripa, que pode usar várias armas de gladiadores, como espadas, cimitarras, maças, lanças, arcos, estilingues e mangotes. Se Agripa cortou o braço de um inimigo, ele pode pegá-lo e também usar como arma. No entanto, as armas só podem ser usadas por um certo período de tempo antes de serem quebradas. Durante o combate, um medidor indica a vitalidade restante da(s) arma(s) e do capacete de Agripa (se ele tiver um equipado). Agripa pode atacar com sua arma principal, arma secundária ou escudo, ou com uma arma de duas mãos. O personagem pode lançar armas contra seus inimigos e lutar com os punhos, usando socos fracos e fortes. Se cronometrado corretamente, Agripa pode roubar armas de seus inimigos, ou derrubá-las das mãos. Ele também pode jogar areia no rosto de um inimigo que se aproxima, e pode atacar inimigos derrubados pisando neles ou esfaqueando-os. Outro componente da jogabilidade com Agripa no jogo envolve corridas de carruagens. Neste modo, Agripa deve correr contra outros inimigos e pode vencer cruzando a linha de chegada primeiro ou eliminando todos os seus oponentes, matando-os ou destruindo suas carruagens.
Nos níveis furtivos de Octavianus, o jogador deve usar discrição para navegar em vários locais em Roma. Octavianus não pode matar inimigos, ele só pode nocauteá-los batendo por trás com objetos como vasos, sufocando-os com cordas ou colocando cascas de banana na frente deles. Muitas vezes ele tem que arrastar o corpo para escondê-lo para garantir que outros inimigos não o encontrem. Outras maneiras de evitar inimigos são escondendo-se em vasos grandes, ou roubando e vestindo roupas de guardas ou outras pessoas. Durante esses níveis, há um indicador de alerta que aparece quando Octavianus é avistado por um inimigo. O medidor esvazia gradualmente com o tempo se ele estiver fora de vista e, uma vez completamente vazio, os inimigos param de procurá-lo. Octavianus também pode distrair os inimigos jogando itens como pedras e assobiando. Mesmo que Octavianus esteja disfarçado, os inimigos podem suspeitar dele se ele fizer algo incomum, como correr, ficar parado sem motivo, ou tentar abrir portas trancadas. Muitas vezes, os inimigos o param e o questionam. O jogador receberá uma série de opções para tentar acalmar as suspeitas dos guardas. Se o jogador escolher a resposta errada, o disfarce de Octavianus falhará e ele será morto. Octavianus também é capaz de ouvir conversas em salas trancadas, espiando pelos buracos da fechadura. O personagem também deve seguir pessoas em certos níveis.