Última atualização em 14 de dezembro de 2020
Em Eat Lead: The Return of Matt Hazard, o herói de videogame Matt Hazard tem a chance de provar de uma vez por todas que ele é o rei dos jogos de tiro quando o novo proprietário da gigante publisher, Marathon Megasoft, dá a Matt seu papel de retorno estrelando em um novo título para consoles de próxima geração que o coloca contra todos os seus memoráveis inimigos do passado dos videogames. No mundo de Eat Lead, entretanto, tudo deixa de ser um jogo e se torna realidade quando fica claro que alguém está usando o novo jogo para provocar a morte de Matt de uma vez por todas. Com apenas o misterioso QA para ajudá-lo, Matt deve lutar contra uma legião do catálogo de personagens de videogame da Marathon Megasoft para evitar que o jogo acabe para sempre.
Eat Lead é uma homenagem aos jogos do passado com uma coleção de inimigos clássicos, como zumbis, fuzileiros navais espaciais, caubóis, super atiradores geneticamente modificados e muito mais, e um design de ambiente de fase expansivo, apresentando muitas paródias em seus diálogos, cenários e personagens. O game implementa uma perspectiva de câmera sobre o ombro com o combate enfatizando um sistema de cobertura usando paredes e outros objetos no ambiente do jogo, de forma semelhante a Gears of War. Grande parte do cenário fornece apenas uma cobertura temporária, pois após uma certa quantidade de dano, ele irá falhar, expondo o jogador a danos. Enquanto estiver protegido, Matt pode mirar e correr automaticamente em direção a outro pedaço de cobertura em vez de se mover manualmente.
Matt só pode carregar duas armas ao mesmo tempo a partir de uma seleção que muda continuamente, devido à manipulação repetida do ambiente do jogo e da mudança de fase. Conforme o jogo avança, atualizações de armas são disponibilizadas e podem ser aplicadas para efeitos temporários, como balas que podem congelar os inimigos. Essas atualizações podem ser usadas novamente depois que um medidor é preenchido. Se estiver perto o suficiente de um inimigo, uma série de ataques de combate corpo-a-corpo podem ser executados. Alguns encontros com chefes irão mudar a jogabilidade para uma cinemática interativa onde Matt deve se esquivar e contra-atacar através de um sistema de eventos "quick time" que exige que certos botões sejam pressionados ou tocados quando exibidos na tela.