Última atualização em 11 de setembro de 2015
Uma misteriosa força paramilitar se infiltra em um complexo aeroespacial multibilionário fazendo reféns, mas sem fazer exigências. O governo responde enviando um time das Forças Especiais, que acaba sendo obliterado. Vídeos do massacre mostram uma onda inexplicável de destruição dilacerando os soldados. Sem mais opções, é reunida a equipe de elite F.E.A.R. (First Encounter Assault Recon) para lidar com as circunstâncias extraordinárias. A equipe recebe uma missão simples: analisar a ameaça e eliminar os intrusos a qualquer preço.
A jogabilidade corresponde exatamente aos moldes estabelecidos do jogo: um soldado apenas contra uma legião de inimigos, armado com pistolas, rifles, bazucas e granadas. O diferencial do jogo é o amplo uso do efeito slow motion (também conhecido como bullet-time) que não só aumenta a dramaticidade da cena, como permite ao jogador mirar de maneira mais precisa.
A inteligência artificial é outro ponto forte de F.E.A.R., com inimigos inteligentes e com capacidade de se organizarem no mapa e fazerem manobras táticas. O modo multiplayer conta com os modos clássicos como Deathmatch, Team Deathmatch, Capture the Flag e Last Man Standing.