Última atualização em 19 de setembro de 2018
God Hand foi dirigido por Shinji Mikami, designer mais conhecido por seu trabalho na série Resident Evil. Seu desejo era criar um jogo de ação focado nos "jogadores hardcore" misturado com uma grande quantidade de situações de alívio cômico com uma mistura de comédia ocidental e japonesa, contendo personagens exagerados. God Hand é o último jogo do estúdio Clover, que foi fechado após o lançamento do jogo na América do Norte.
O jogador toma o controle de Gene, um artista marcial que maneja uma das lendárias "God Hands" (Mãos Divinas, em tradução livre), um par de braços divinos que foram uma vez usados para salvar o mundo dos demônios. A jogabilidade combina elementos tradicionais do gênero beat-'em-up com características únicas do jogo, como a gigantesca diversidade de ataques e movimentos especiais.
Enquanto em combate, o jogador pode monitorar uma barra de "nível de dificuldade" que se ajusta dinamicamente a quanto dano o jogador está causando ou recebendo. Se o jogador é pego em uma enxurrada de socos e combos, o nível cairá. Se o jogador causar um grande número de ataques a seus inimigos, o nível de dificuldade aumentará. Além disso, a força de ataque do inimigo aumenta à medida que os níveis aumentam. Derrotar os inimigos em níveis de dificuldade mais altos dará mais pontos de bônus para o jogador no final da fase.