Última atualização em 30 de agosto de 2015
Metal Gear Solid V: The Phantom Pain decorre depois e serve como continuação aos eventos ocorridos em Metal Gear Solid V: Ground Zeroes. Depois dos eventos de Ground Zeroes, Snake cai num coma, depois da destruição da Base Mãe, base de operações da MSF. Nove anos mais tarde, Snake finalmente acorda do seu coma e forma um novo grupo mercenário, os Diamond Dogs. Agora com os nomes de código "Punished Snake" e "Venom Snake", ele entra no Afeganistão durante a guerra Soviética para perseguir os homens responsáveis pela destruição dos MSF. Pelo caminho, familiariza-se de novo com o seu antigo rival Ocelot e encontra uma unidade de guerreiros que ficaram sem passado, presente e futuro. Enquanto Snake e Kazuhira "Kaz" Miller inicialmente estão motivados para se vingarem, logo descobrem uma trama criada pela organização Cipher para desenvolver uma arma com um enorme potencial, superando até para mesmo o sistema Metal Gear.
As mecânicas são muito iguais a Ground Zeroes, o que significa que os jogadores terão e se infiltrar em vários pontos pelo mundo do jogo, evitando guardas e tentando permanecer indetectáveis. Snake tem vários objetos ao seu dispor incluindo binóculos, mapas, pistolas, rifles de assalto e explosivos. Snake também pode pedir ajuda a companheiros de IA. As habilidades destes companheiros e a sua eficiência depende da interação e da relação do jogador para com eles. O jogador pode acabar o jogo sem recorrer à ajuda dos companheiros assim como também é possível passar todo o jogo sem conhecer alguns deles.
Como em Metal Gear Solid: Peace Walker, The Phantom Pain tem uma característica de construção de bases que permite ao jogador produzir armas e vários itens a partir da Base Mãe virtual. A recruta de soldados inimigos e de prisioneiros também regressa para este jogo, permitindo à Base Mãe crescer. Os efeitos climáticos, como tempestades de areia e chuva, afetam a maneira de jogar e o ambiente. Também será dado ao jogador a hipótese de escolher a ordem dos eventos da história, ao selecionar as missões na ordem que quiser, e mesmo assim "no fim conseguir compreender a mensagem dada".