Última atualização em 29 de novembro de 2020
A história de Silent Hill: Homecoming segue Alex Shepherd, um jovem soldado que retorna à sua cidade natal, Shepherd's Glen, que foi ferido numa guerra e foi recentemente liberado do hospital. Alex volta para casa apenas para descobrir que seu pai e irmão mais novo, Joshua, desapareceram sem deixar vestígios, assim como muitos outros em toda a cidade. Ele encontra sua mãe em um estado depressivo, quase catatônico. Alex procura pela cidade por seu irmão desaparecido enquanto descobre as causas por trás dos estranhos eventos e os segredos sombrios da cidade vizinha de Silent Hill. Antes de jogar, é recomendado que o jogador leia três diários escritos por Alex, Elle e Wheeler que fornecem um pano de fundo para a narrativa.
A jogabilidade geral é semelhante às entradas anteriores da série. O jogador explora os vários ambientes e locais, em busca de pistas para avançar na trama, como fotografias, desenhos e outros itens que ficam dentro do diário de Alex, que o jogador pode ler a qualquer momento. Para ajudar o jogador, Alex virará sua cabeça em direção a itens e pistas para informar ao jogador que o objeto pode ser pego; outros itens recorrentes incluem armas e munições, que emitem um brilho como uma dica visual para o jogador, e kits de saúde. Os elementos do quebra-cabeça também desempenham um papel no jogo, e o diário de Alex pode ser usado para se referir a fotografias e outros itens que podem ajudar o jogador a decifrar tais enigmas como códigos de painéis, por exemplo. Pela primeira vez na série, o jogador pode selecionar respostas ao se engajar no diálogo com outros personagens encontrados no game, o que por sua vez pode afetar como o jogador vê o desenrolar da trama e que poderá, inclusive, mudar o seu final.
Trabalhando em conjunto com a exploração, o combate é outro grande elemento que foi melhorado, o jogador irá lutar contra diversos monstros que aparecerão. Diferente dos outros protagonistas inexperientes, o combate em Homecoming leva em conta a experiência de Alex como soldado. O jogador pode realizar ataques rápidos e fracos ou ataques demorados e fortes, fazendo assim uma combinação deles, além de fazer uma variedade de movimentos de finalização, para garantir que os monstros morram. Cada arma branca tem um movimento de finalização diferente para cada inimigo. Ao atacar um inimigo, ele ficará com marcas de ferimentos no exato local onde Alex deu o golpe. O jogador pode realizar novos movimentos, como a mira manual, esquiva de ataques e até executar contra-ataques. Assim como as armas brancas, também estão disponíveis várias armas de fogo, como pistolas, rifles e espingardas, que podem ser melhoradas por versões mais fortes posteriormente. Fora da área de combate, diferente dos outros jogos da série, o jogador pode controlar a câmera livremente, girando-a em 360 graus; um analógico controla os movimentos do jogador, enquanto o outro controla a câmera.