Última atualização em 4 de junho de 2016
Bloodborne tem lugar em Yharnam, uma cidade gótica e em ruínas, onde segundo os rumores, alberga um poderoso medicamento. Ao longo dos anos muitos viajantes faziam peregrinações à cidade procurando cura para as suas aflições; o jogador tem o papel de um desses viajantes. Quando chega a Yharnam, no entanto, descobre que a cidade está atormentada por uma doença endêmica que transformou a maioria dos seus habitantes em criaturas bestiais. O jogador para sobreviver tem assim de percorrer as ruas de Yharnam e superar os seus habitantes violentamente enlouquecidos e os monstros horripilantes.
Apesar de ter elementos similares de um RPG de ação como Demon's Souls e Dark Souls, existem diferenças significativas nas mecânicas de Bloodborne. O combate tem um ritmo mais rápido e requer uma abordagem mais ofensiva para que os jogadores possam sobreviver a densas hordas de inimigos. O jogador é muito mais ágil para poder desempenhar saltos em redor dos inimigos enquanto estão na mira. O novo estilo "risco vs recompensa" está acentuado através do sistema de regeneração de energia, permitindo aos jogadores, dentro de uma pequena janela de tempo, recuperar a saúde perdida atacando de novo os inimigos.
O arsenal de Bloodborne é mais dinâmico que o armamento convencional de estilo medieval/fantasia da série Souls. Entre as classes que os jogador pode escolher, as armas de combate próximo podem se transformar em dois estados alternativos, em que cada um dá uma abordagem diferente em relação ao combate. Os inimigos derrotados deixam "cair" pontos de experiência com o nome Blood Echoes. Se o jogador morrer, os Blood Echoes ficam no local da sua morte; o jogador pode ir buscá-los de novo a esse ponto. No entanto, se o jogador morrer de novo durante o caminho para recuperar os Blood Echoes, estes ficam para sempre perdidos. Os inimigos também deixam cair Blood Vials (poções de energia) e Balas de Prata, que servem como munição para as várias armas.