Última atualização em 19 de agosto de 2015
Delsin Rowe é um rapaz desiludido com a vida e que se ocupa com grafites politizados, mas que deixam seu irmão, e xerife local, bastante irritado. Tudo muda quando um acidente de carro faz com que Rowe tenha contato com um homem misterioso e, subitamente, passe a ter superpoderes. Em Seattle, outros cidadãos com poderes sobre-humanos são cruelmente perseguidos e presos pelo Departamento de Proteção Unificada (D.U.P.). Cabe a você ajudar Rowe nesse perigoso enfrentamento. A cada escolha feita, o rumo dos acontecimentos pode ser alterado, o que deixa tudo bem mais imprevisível em Second Son.
A jogabilidade de Second Son é similar aos jogos anteriores da série, partilhando o mesmo ambiente em mundo aberto. Delsin usa uma corrente que tem em redor do braço como a sua arma de corpo-a-corpo, que também pode ser usada em conjunto com outros poderes. O uso de Parkour também é um dos principais elementos, e é usado da mesma maneira que anteriormente.
Alguns elementos são absorvidos das fontes ao pressionar o botão tátil do DualShock 4. O fumo, por exemplo, permite ao jogador jogar de uma forma mais rápida e caótica; transformar-se em fumo permite ao jogador entrar por tubos de ventilação; enquanto que o néon dá ao jogo uma velocidade mais lenta para ser mais preciso. Os atores interpretam os personagens com uma combinação de captura de movimentos e trabalho de voz. A tecnologia usada também capta as expressões faciais dos atores. Troy Baker dá a voz e a captura de movimentos a Delsin Rowe na versão americana.