Última atualização em 15 de março de 2016
Tal como os antecessores, Killzone: Shadow Fall é um jogo de tiro em primeira pessoa jogado num cenário de ficção cientifica. Durante parte da campanha, o jogador controla o OWL, um avançado drone de ataque usado pelos Shadow Marshals, fazendo com que o jogador interaja com as novas funções do DualShock 4. O jogo optou por um design mais aberto, usando uma abordagem mais furtiva (stealth). Os níveis são mais largos e abertos que os jogos anteriores, permitindo ao jogador ter vários caminhos para completar os objetivos.
Killzone: Shadow Fall acontece trinta anos depois dos acontecimentos dos jogos anteriores. A vida em Helghan, planeta natal dos Helghast, caiu em ruína depois da guerra. A Interplanetary Strategic Alliance (ISA) permite aos refugiados Helghast restabelecerem-se no planeta Vekta. O jogo mostra os Vektan e os Helghast a viverem numa enorme cidade dividida por um muro de segurança. Os Helghast lutam pelo seu direito de existir, enquanto que os Vektans lutam pela sobrevivência, levando a uma "guerra fria" entre ambos.
O multiplayer tem dez mapas base. Os jogadores são encorajados a criarem os seus próprios mapas, as "Warzones," que podem ser partilhados por outros ou promovidos dentro da comunidade Killzone. Classes, habilidades e armas estão disponíveis desde inicio. O sistema de classes foi simplificado para três: Assault, Scout e Support (com as habilidades médicas de jogos anteriores incluídas na classe Support). O jogador desbloqueia melhoramentos de perícia e armas à medida que completa tarefas únicas de sua classe.