Última atualização em 18 de fevereiro de 2017
Marvel: Ultimate Alliance 2 emprega muitos elementos da jogabilidade do seu antecessor. O jogo permite aos jogadores escolher uma equipe de até quatro personagens a partir dos vários heróis e vilões disponíveis. Os membros da equipe podem ser trocados durante o jogo. O sistema de energia foi aprimorado, permitindo que dois personagens possam combinar poderes, obtendo-se um novo ataque, conhecido como uma "fusão". Cada personagem jogável no jogo tem uma fusão única com todos os outros personagens jogáveis.
O aspecto multiplayer também foi mantido, com suporte para até quatro participantes online ou offline. Jogadores podem entrar ou sair a qualquer momento das partidas, sem afetar o ritmo da ação do usuário principal, que pode convidar amigos ou aceitar a ajuda de estranhos para interferir no rumo dos acontecimentos.
São diversos personagens selecionáveis enfrentando uma série de desafios tirados dos quadrinhos da editora, como combates em bases da S.H.I.E.L.D. e um ataque ao castelo do Dr. Destino. Apesar da necessidade de se escolher um lado para defender durante a Guerra Civil, há várias liberdades no roteiro que, inclusive, permitem vários finais diferentes dependendo de suas atitudes e heróis mais utilizados.