Última atualização em 1 de maio de 2016
Como os jogos anteriores da série, a história de Samurai Warriors 4 está centrada no período Sengoku do Japão, uma das das fases mais conturbadas e instáveis da história do país, marcada por constantes guerras que ocorreu entre a metade do século XV e o início do século XVII. Os eventos descritos no jogo, no entanto, são romantizados, e podem ou não ser factuais; Nobuyuki Sanada e seu irmão, Yukimura, participam da Batalha de Kawanakajima, embora os dois não eram nascidos na época da batalha, por exemplo.
O modo Story, o principal do jogo, é separado em duas partes: a unificação, que conta principalmente a conquista de Hideyoshi Toyotomi em unir o Japão, bem como os conflitos entre os exércitos orientais e ocidentais após a morte de Hideyoshi, que leva à Batalha de Sekigahara e o extermínio do clã Toyotomi; e a história "Sanada", que conta uma história paralela com a unificação, mas com uma visão mais pessoal do clã Sanada.
As batalhas contra incontáveis multidões de inimigos, típicas da série, estão de volta. Novos movimentos também foram adicionados, como o Hyper Attack, que permite que o jogador mate muitos inimigos de uma só vez porém inútil contra chefes, e o modo Rage, que potencializa os ataques do jogador quando sua barra de Spirit Gauge está cheia. O recurso de criação de personagem foi completamente atualizado, o que lhe permite criar modelos únicos, com mais maneiras de personalizá-los do que nunca.