Última atualização em 23 de maio de 2017
Em The Last Guardian, o jogador controla um jovem que não se sabe o nome e que se torna amigo de uma criatura gigante emplumada chamada Trico. Em uma terra estranha e mística, o garoto e seu enorme companheiro terão de confiar um no outro para explorar grandes ruínas traiçoeiras cheias de perigos desconhecidos em uma missão para desvendar os segredos de um mundo mítico.
A jogabilidade central gira em torno da interação do garoto com Trico, que ele pode subir e montar. O garoto deve trabalhar junto com Trico para resolver enigmas e explorar novas áreas. O menino é capaz de escalar em estruturas e bordas, transportar objetos como barris, e operar mecanismos como alavancas. Enquanto os jogadores inicialmente têm pouco controle sobre o Trico, eles eventualmente aprendem comandos adicionais que podem instruir a criatura a fazer certas ações, como pular em bordas ou dirigir em uma certa direção. Para poder progredir no jogo muitas vezes o jogador dependerá da cooperação entre o menino e Trico. O tamanho e a agilidade do híbrido permitem que ele atinja áreas que o garoto não consegue alcançar sozinho.
Trico também é capaz de lutar contra os guardas que vão tentar capturar o menino. O jogador será enviado para o último ponto de verificação se o garoto for capturado pelos guardas e arrastado através de uma porta azul, ou se o garoto cair de uma grande altura. A Sony anunciou The Last Guardian em 2009 com o lançamento planejado para 2011 exclusivamente para o PlayStation 3. Mas pelo fato do jogo ter sofrido muitos atrasos e de Ueda e de outros membros da Team Ico terem saído da Sony, e pelas dificuldades de hardware, o jogo foi movido para o PlayStation 4 em 2012, o que fez com que as pessoas assumissem que nunca seria lançado.