Última atualização em 1 de setembro de 2018
Em Hagane: The Final Conflict, o jogador assume o papel de um ninja cyborg chamado Hagane, integrante do clã Fuma, em seu caminho para se vingar do clã adversário Koma e recuperar o Holy Grail (Santo Graal), que tem o poder de destruir o mundo. O jogo combina a tradicional estética japonesa ninja e samurai com um ambiente futurista.
Hagane tem uma grande variedade de armas, movimentos e ataques a sua disposição para derrotar os inimigos e progredir no jogo. O jogador pode alternar entre quatro armas diferentes: uma espada curta, uma corrente, pequenas bombas e facas de arremesso. Bombas e facas têm munição limitada que pode ser restaurada pegando os itens certos deixados por inimigos derrotados.
Depois de três hits, o jogador morrerá, embora o jogo forneça power-ups de saúde que aumentem o medidor de saúde além de três hits. Depois de morrer, esses bônus de saúde são perdidos. Todos as fases apresentam plataformas com a exceção de uma fase em que o jogador viaja em um hovercraft. Os estágios são notavelmente curtos, com pouquíssimos checkpoints ao longo do jogo. A falta de vidas colocará o jogador no início do capítulo. Não há recurso de salvamento.