Última atualização em 5 de abril de 2016
Gears of War mistura ação tática e horror de sobrevivência colocando o jogador em uma história profunda e angustiante da batalha épica da humanidade pela sobrevivência. O jogo centra no Esquadrão Delta, um grupo de soldados da COG (Coalition of Ordered Governments) que recebe a missão de salvar o planeta Sera do exército Locust. O jogador controla Marcus Fenix, um ex-prisioneiro, e um possível segundo jogador controla Dominic "Dom" Santiago, podendo jogar cooperativamente através da campanha principal. O game apresenta um multiplayer online com vários modos de jogo.
O jogo teve como inspirações primárias Resident Evil 4 (pelo ponto de vista sobre o ombro) e kill.switch (pelo sistema tático de cobertura). A jogabilidade tem foco em atacar com força bruta, dando inclusive menor número de armas ao jogador. O arsenal inclui fuzil de assalto, espingarda, pistola, rifle sniper e granadas explosivas e de fumaça, além de combate físico. O rifle de assalto "Lancer" inclui uma baioneta com motosserra, que mata inimigo instantaneamente. Todas as paredes, muros, escombros, objetos e imperfeições do terreno podem ser usadas como proteção durante o combate.
Uma vez protegido, é possível atirar nos inimigos de duas formas. A primeira é a mais semelhante aos filmes de guerra, quando os soldados se encontram num cenário caótico, com tiros para todos os lados. O melhor é apenas colocar a arma para fora da trincheira e mandar bala sem saber em quem está atirando. Isso pode ser feito em qualquer lugar, no entanto o controle fica mais instável e a mira, é claro, não aparece na tela. Já no segundo caso, ativa-se a mira e se aproxima do rosto do personagem, transformando a visão para a de primeira pessoa, o que torna a mira precisa. A Ultimate Edition (PC e Xbox One) conta com a remasterização de 3.000 elementos de arte, captura de elementos e refinamento do esquema de controle, e o final do jogo foi alterado para mostrar Myrrah, a Rainha Locust.