Última atualização em 9 de abril de 2020
Driver: Parallel Lines passa a cidade de Nova York e segue o jovem de 18 anos Terry Kidumms, conhecido como “TK” (The Kid), um hábil motorista que trabalha como um condutor de comparsas criminosos da cidade. Na sequência de rapto e assassinato de um traficante proeminente de drogas colombiano, que foi morto por Corrigan na última missão do jogo no ano de 1978, TK é enganado e condenado a 28 anos por assassinato, e enviado para a prisão de Sing Sing. Enquanto permaneceu preso, TK fez planos para matar cada um dos homens que ajudaram a traí-lo. Quando libertado em 2006 (tendo agora 46 anos), ele procurou a vingança contra seus antigos colaboradores, principalmente Corrigan que agora é o chefe do departamento policial de Nova York. TK é auxiliado pelo seu amigo de infância, Ray, e a filha do traficante colombiano assassinato, Maria Martinez. O jogo é dividido em duas eras: 1978 e 2006.
Ao contrário de DRIV3R, Parallel Lines ocorre principalmente ao volante, retornando à fórmula que tornou o primeiro jogo um clássico. O jogo ainda tem um mundo aberto no estilo GTA, e o jogador pode sair do veículo para realizar algumas ações a pé. A interpretação da cidade de Nova York é uma versão menor e condensada da cidade real, que inclui todos os bairros, exceto Staten Island, bem como Coney Island e partes da costa de Nova Jersey. A cidade de Nova York do jogo também é mais “realista” em comparação com os jogos anteriores da série — os jogadores podem assistir aos comerciantes venderem rosquinhas, ouvir os pedestres falar em vez de simplesmente grunhir e gritar, e participar de vários trabalhos paralelos, como dirigir táxi e carro de reboque. Enquanto muitos dos marcos históricos de Nova York, como a Estátua da Liberdade, o Empire State Building, o Chrysler Building, o Times Square, o Central Park, o Colgate Clock em Jersey City e o Flatiron Building aparecem nas duas épocas, o World Trade Center está presente apenas em 1978.
Um novo sistema criminoso é incorporado a Driver: Parallel Lines, que pode diferenciar entre crime pessoal e crime “anexado” aos veículos que o jogador usou. Se o jogador atrai a atenção da polícia a pé ou em um determinado veículo, ele pode suspender o nível de procurado despistando a polícia entrando em um carro “limpo”, embora possa ser reativado se passar muito tempo à vista de um policial, que acabará por reconhecer o jogador como “procurado”. O mesmo princípio se aplica a atividades fora do carro, como o uso de armas, nas quais os jogadores podem colocar a arma no coldre para perder a atenção da polícia até que sejam flagrados cometendo atos ilegais novamente.