Última atualização em 2 de abril de 2016
Halo 5 se passa em 2558, oito meses após os acontecimentos do modo Spartan Ops de Halo 4. A paz é interrompida quando as colônias são atacadas inesperadamente. Quando o maior herói da galáxia desaparece, é pedido a Spartan Locke que localize Master Chief e resolva o mistério que ameaça toda a galáxia.
Em Halo 5: Guardians, as habilidades de armadura são substituídas por melhoramentos conhecidos como habilidades Spartan, sempre disponíveis para todos os jogadores. Há também um maior foco na mobilidade; os jogadores podem agora em qualquer altura usar o propulsor (que permite o movimento omnidirecional), abrigar-se rapidamente ou carregar sobre um inimigo, ou criar uma onda de choque quando chocam com o chão. A função para correr continua presente mas os escudos não recarregam enquanto o jogador corre.
Adicionalmente, as habilidades de escorregar e carregar são executadas quando o modo corrida está na velocidade terminal. Uma nova característica, "smart scope", permite que os jogadores apontem a mira da arma de uma maneira similar a outros jogos do gênero; no entanto com armas sem mira telescópica é unicamente um efeito cosmético. Halo 5 é o primeiro grande título da franquia sem qualquer forma de ecrã dividido, seja local, multijogador online e campanha, bem como também não suporta jogos em LAN. No entanto os jogadores poderão jogar a campanha de modo cooperativo via Xbox Live.