Última atualização em 3 de abril de 2016
A história de Quantum Break desenrola-se nos arredores da Universidade fictícia de Riverport, nos Estados Unidos, onde um teste sobre viagens no tempo correu mal. O evento não apenas afetou o tempo mas como também deu aos dois personagens principais — Jack Joyce e Paul Serene — a habilidade de o manipular de várias maneiras. Por exemplo, Serene, o antagonista, consegue ver o futuro e decidir as escolhas no presente; enquanto que Joyce, pode parar o tempo. Joyce é perseguido pela Monarch Solutions, uma corporação fundada por Serene.
Joyce pode parar o tempo temporariamente, dando-lhe a possibilidade de fugir dos ataques inimigos, provocar um "Time Blast" (um projétil ofensivo), e reverter a direção das balas. Joyce pode interagir com o ambiente, criando efeitos que causam dano aos inimigos. A habilidade "Time Rush" pode também ser usada como teletransporte, permitindo a Joyce colocar-se junto a um inimigo e neutralizá-lo com um golpe rápido. Em adição, os jogadores podem acelerar o tempo e trocar posições para diversificar os inimigos distraídos. Para se defender, Joyce pode criar um escudo, o "Time Shield", que reflete balas, fazer "Time Dodge", que permite executar movimentos rápidos ou simplesmente esconder-se atrás de objetos.
Os jogadores também vão encontrar puzzles, como em um jogo de plataformas em 3D. A jogabilidade está dividida em segmentos. Depois de jogar um segmento do jogo, aparece um episódio da série digital. O jogo vai contar a história dos protagonistas enquanto a série vai contar a história dos antagonistas. Os jogadores podem fazer escolhas como antagonistas no inicio de cada episódio, também conhecidos como os "pontos de junção". Estas decisões poderão influenciar o estado do jogo.